Nefrologia pediátrica

A nefrologia pediátrica especializa-se no diagnóstico e tratamento de doenças dos rins e do sistema urinário de bebês, crianças e adolescentes, como infecções do trato urinário, hipertensão arterial, distúrbios miccionais, sangue na urina, cálculos renais, malformações renais, entre outros.
Esta especialidade conta com a experiência da Dra. Alessandra Ruzzarin Blanco, que atua como nefrologista pediátrica desde 2001.

O serviço de Nefrologia Pediátrica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças que atingem os rins e o trato urinário inferior (ureteres, bexiga e uretra) de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos e 11 meses. Abaixo estão listadas as doenças a que a Nefrologia Pediátrica se dedica:

1 - Infecçōes do trato urinário: infecçōes que atingem o rim e/ou bexiga em crianças pequenas. Devemos investigar sempre que ocorrerem infecções urinárias com febre em crianças até 5 anos e/ou infecções urinárias simples de repetição em qualquer idade.

2- Litíase: são as famosas pedras (cálculos) nos rins e bexiga, que podem se manifestar por dor na região das costas e abdome ou apenas por sangramento urinário. Hoje, os cálculos são cada vez mais frequentes em crianças devido à alimentação inadequada administrada às mesmas, como refrigerantes e salgadinhos , e, também, devido à falta de ingestão de água.

3- Disfunções do trato urinário inferior: são as doenças da bexiga e uretra que levam às infecções urinárias de repetição, perdas de urina na roupa ou durante o sono e dificuldades para iniciar a micção. Aqui aparecem também os problemas de urinar a toda hora ou segurar a micção.

4 -Enurese: perda de urina durante o sono.

5- Hipertensão arterial: atualmente, o diagnóstico de pressão alta é feito cada vez mais precocemente pelo pediatra, que está mais atento às medições de pressão arterial no seu consultório. Sua incidência vem aumentando nitidamente devido á obesidade. As causas dessa doença na infância são diferentes das causas no adulto, exigindo investigação minuciosa.

6- Bexiga neurogênica: malformações de coluna (mielomeningocele, agenesia sacral, etc.) ou lesões adquiridas da medula (acidentes, inflamações), podem levar ao não controle da bexiga pelo paciente, sendo necessárias intervenções por parte do médico para que as infecções do trato urinário sejam evitadas e os rins sejam preservados.

7- Malformações do trato urinário: são as mais comuns do nosso organismo, sendo que a grande maioria é diagnosticada no período neonatal pelo exame de ecografia realizado ainda na gestante. Algumas levam à dilatação dos rins, enquanto que outras, podem manifestar-se através de cistos renais ou ausência do rim.

8- Insuficiência renal aguda: quando os rins param de funcionar de uma hora para outra em função de doenças graves, como infecções generalizadas, após cirurgias grandes ou por uso de medicamentos que agridem os rins.

9- Insuficiência renal crônica: quando os rins param de funcionar aos poucos, por malformações do trato urinário ou doenças que agridem os rins, como diabetes, lúpus eritematoso sistêmico, infecções urinárias de repetição e hipertensão arterial sistêmica. Nem sempre o fato de urinar bem significa que os rins estão em pleno funcionamento.

10- Glomerulopatias: são as doenças que agridem o rim de diversas formas como uma inflamação. Podem se manifestar com perda de sangue e/ou proteína na urina. Dentre as mais comuns estão a síndrome nefrótica, glomerulonefrite pós estreptocóccica e lúpus eritematoso sistêmico.

11- Tubulopatias: são as doenças que agridem a parte do rim responsável por concentrar a urina e filtrar substâncias importantes para a regulação do organismo. Geralmente são congênitas e se manifestam com produção muito elevada de urina por dia, chegando a 5-6 litros, levando o paciente a beber quantidades grandes de líquido por dia.

Os pacientes são investigados quanto à causa de sua doença, por meio de entrevista médica, exame físico, exames laboratoriais de urina e sangue e exames de imagem pertinentes a cada caso.

Mais informações é possível encontrar no site https://sbn.org.br/

Profissionais Atuantes

Artigos Relacionados

Outras Atuações